Search

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

financas

O que é uma organização? Diversas instituições que compõem qualquer sociedade não vivem ao acaso, elas precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas organizações. Todas as organizações são constituídas de: recursos humanos e não humanos, isto é, recursos materiais e físicos, recursos financeiros, recursos não financeiros, recursos mercadológicos, entre outros.

Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos em metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na busca e consecução de objetivos junto à sociedade.

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: de tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes. Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.

PAPÉIS DO GESTOR

O papel do gestor nas organizações envolve o planejamento das ações, a definição de suas metas e a correta alocação de recursos humanos, tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, entre outros, com a finalidade de atingir os objetivos estratégicos do negócio, motivando as equipes e garantindo que se entregue mais valor ao cliente final com eficiência e produtividade, atendendo aos valores e à missão da empresa.

As funções de quem ocupa essa posição são complexas e envolvem desde a elaboração de projetos e definição de estratégias para alavancar os resultados até o acompanhamento das entregas feitas pelos colaboradores e o uso inteligente de recursos disponíveis.

Um gestor também deve ser capaz de estabelecer metas individuais de desempenho para seus liderados. Estas, por sua vez, devem estar conectadas com os objetivos gerais da organização.

RECURSOS HUMANOS

Gerenciar pessoas se tornou uma atividade estratégica dentro das empresas, pois a globalização e o acirramento da concorrência nivelaram as organizações nos produtos e nos preços. Sendo assim, a cada momento fica mais importante selecionar novos funcionários que demonstrem capacidade de absorção de novas habilidades e uma forte tendência a reagir positivamente aos processos motivacionais. A seleção de profissionais com esse perfil, aliada aos sistemas de avaliação de desempenho focados em resultados e complementados por sistemas motivacionais, poderão levar as empresas a se destacarem no mercado. Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas será o grande diferencial entre as empresas, visto que, cada vez mais, o bom atendimento aos clientes (internos e externos), a racionalização dos custos, o cuidado com os bens da empresa (produtos, insumos e ativos) e a permanente motivação de seus Recursos Humanos serão condições básicas de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Créditos:

Editor: Kelly Kallado – Administradora de Empresas

Mais Conteúdos:

xr:d:DAFAnZ1Uw7k:5202,j:3451277996660083304,t:23062721
LUÍSA SONZA SOBRE NUDES E SEXO: “POVO TEM MEDO DE FICAR COMIGO”.
3515c9aa6cb095b3abf8e9ca653f4b05298c7ada
O AMOR E DESAFIOS DE UMA RELAÇÃO HOMOAFETIVA.
comercio
O COMÉRCIO RONDONIENSE E A BAIXA NO CONSUMERISMO LOCAL.
cosmos
Segredos do cosmo: telescópio revela imagens impressionantes do universo.