Alguns escritórios de contabilidade são inteiramente o coração de muitas empresas, e o fator de identificação para a saúde e vida das mesmas, não é fácil responder que haverá garantias de manutenção dos empreendimentos sem controle de um contador competente, entretanto o controle do empreendimento pode gerar fatores maiores de proteção, tais contra ações trabalhistas, danos previdenciários, danos morais, e busca predatória de advogados com interesses em processar para ganhos financeiros.
Muitos contadores tem interesse na atuação da organização empresarial desde sua abertura perante a Junta Comercial até sua baixa, e a pior resposta para um contador é quando um empresa não consegue prosperar, entretanto, a delimitação não é culpa do profissional, mas sim da sua falta de manejo no aperfeiçoamento de inclusão de informações transparentes para com seus clientes, sem entender que a padronização e o vício do comum contábil (folha de pagamento, impostos, guias de recolhimento, rescisões e contratações trabalhista e alterações contratuais), não é o mesmo que (assessoria), os serviços extras são adicionais a prestação contratual, mas ASSESSORIA é um contrato totalmente diferente, um paralelo onde o cliente aprende como funciona realmente todo procedimento técnico e suas formas de prevenções, inexistentes essas modalidades hoje na assessoria contábil.
95% dos empresário no Brasil não tem formação em nenhum tipo de campo de atuação profissional, seja contabilidade, administração, gestão comercial ou gestão de recursos humanos, quando contratam uma escritório contábil para controlar tais fatores acabam recebendo que é chamado de “padronização”, ou seja, pagam os honorários mas somente recebem o básico, o próprio marketing comunicativo do escritório de advocacia são inexistentes outra questão onde o escritório não adentra em descobrir os problemas internos das empresas, tendo de seus clientes danos gerados no futuro, que podem gerar problemas técnicos funcionais ao profissional, o questionamento maior é: porque os escritórios de contabilidade não geram valor aos seus clientes? Porque a metodologia das assessoria contábeis é tão básica? Quais ideias são necessárias para garantir esse valor aos clientes?
Este jornal através de uma das profissionais da área com atuação a muitos anos na assessoria contábil, deixou claro que a diferenciação em “compreender” e dar “oportunidades” aos seus clientes, além de adestrar maneiras e planos diretos para oportunizar “oportunidades financeiras e networking” a seus assessorados, compreendem muito poder para geração de vínculo com os clientes, que com positividade nas oportunidades oferecidas através da assessoria contábil rendem lucros ao contador.
A PROSPECÇAO DE CLIENTES AO CONTADOR E AO EMPRESÁRIO
É déficit hoje haver “clientes” com potencial poder financeiro para pagar valores fixos diretos de honorários sem inadimplência recorrente, tal preclusão das respostas dos próprios clientes aos escritórios é que a econômica e força financeira do comércio ou vendas diretas são a culpa do processo de vinculo jurídico entre as partes, acabando o atraso dos honorários colocando o cliente como devedor e provisoriamente tendo sua vedação nos serviços prestados, ou quando erra ou peca em atos trabalhistas ou seja os pagamentos diretos ao seu colaborador, a resposta direta e a rescisão do contrato, gerando perca de renda ao escritório e qualquer chance de renovação, a famosa padronização.
No seu item 100.8 o Estatuto do Contador condiz que O contador deve avaliar quaisquer ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais quando ele sabe ou suspeita da existência de circunstâncias ou relações que podem comprometer o cumprimento dos princípios fundamentais.
Ao invés de resolver as circunstâncias achadas o próprio Estatuto manda o contador se livrar os abster do cliente gerando desvinculação, entretanto não apresenta a resposta para solução do problema diretamente com cliente, na padronização de escritórios o item é bem aplicado mas nos processos de assessorias contábeis que geram valor a seus consumidores finais o item 100.10 adentra que: O contador pode involuntariamente violar uma disposição deste Código. Dependendo da natureza e importância do assunto, pode-se considerar que essa violação involuntária não compromete o cumprimento aos princípios fundamentais desde que, uma vez descoberta a violação, ela seja prontamente corrigida e sejam aplicadas as salvaguardas necessárias.
A maior parte da prospecção de clientes para contadores vem da indicação direta de clientes empresários, entretanto, quando um contador não gera valor para sociedade ou protege seus clientes através de um vínculo de assessoria de valor produz que chamamos de recebimento direto de clientes por prospecção, muito utilizado no marketing digital, entretanto pouco utilizado pelos profissionais.
A verdadeira assessoria de valor gerada pelo profissional vem do controle de comunicação direta com seus clientes, tal produção de serviços tem ser criada por potencial conhecimento em relação interpessoal e relação interempresarial, a comunicação pública também é uma das garantias de ganhos de clientes, serviços, criação de novos produtos, que possam lutar contra as dificuldades na atuação empresarial do pais perante as empresas, uma espécie de luz verde, no final do túnel.
CONTADORES PRECISAM DE CLIENTES
O marketing contábil serve para divulgar e vender serviços de contabilidade. A intenção é mostrar como eles funcionam e suas principais características, mas principalmente apresentar os benefícios que eles trazem para a vida das pessoas ao resolver suas necessidades.
Mesmo sendo uma prestação de serviços o contador precisa fazer uma “venda” para poder gerar poder contratual fixado com prefixação ao cliente, nas práticas básicas de cobrança de 1 salário mínimo para serviços como abertura de empresas etc. O assessoramento cria gastos recorrentes para escritórios, além da produção de contratação direta de nova mão de obra para sua ativação e existência.
Ao gerar valor atrás de respostas a problemas diretos e direitos o fluxo de garantia de retorno e aumento pela indicação aumentam com grande escala, fatores básicos como esse que o Marketing digital e Propaganda podem ajudar com excepcionalidade os profissionais, sanando também grande poder de soluções para os clientes e consumidores finais.
A DIFICULDADE NA GESTÃO DE EMPRESAS NO BRASIL
Hoje as gestões de empresas vem sofrendo com grande amplitude na derrota, principalmente no Brasil onde a propagação de conhecimentos sobre administração de negócios e administração de empresas é colocado em cheque ou relevado.
A administração de uma empresa precisa de muito mais em decorrência das garantias de uma simples ideia sozinha não é suficiente, nessa questão, precisa-se ter mais pulso e controle interno não somente através de profissionais para gerar garantias de funcionamento para empresas, mas conhecimento do proprietário, pelo menos o básico sobre jurídico, empresas, administração, gestão, finanças e marketing.
A dificuldade principal sempre será financeira, eis que toda modalidade decorrente do proposito de gestão sempre é cara, hoje a contratação de um advogado ou contador não sairá por menos de 1 salário mínimo, fator esse da necessidade de gerar conhecimento por parte do dono para garantir a gestão da sua ideia.